Uma das principais funções
de um bom chefe é
fazer com que seus funcionários
se sintam motivados. Mas, infelizmente, nem sempre isso acontece. "Alguns
não estão preparados para assumir uma equipe. Tentam se autoafirmar impedindo
que os funcionários cresçam e se fortalecem maltratando os subordinados", afirma Ana
Cristina Limongi-França, professora do departamento de administração da
FEA-USP (Faculdade de Economia, Administração e
Contabilidade da Universidade de São Paulo), coordenadora da FIA-USP (Fundação Instituto de Administração da Universidade de São Paulo) e do Núcleo de Gestão da
Qualidade de Vida no Trabalho. Veja, a seguir, quais os chefes que mais
desmotivam a equipe e aprenda a lidar com eles.
O competidor
Em vez de estimular a equipe para que todos possam
atingir melhores resultados, esse tipo de chefe tem pavor de ser superado e
acaba assumindo uma postura de competidor. Segundo a professora Renata
Magliocca, do Progep (Programa de Estudos em Gestão de
Pessoas) da FIA-USP, muitos gestores têm
medo de perder seu lugar e, com isso, acabam querendo todas as atenções para si. "É
como se só ele pudesse aparecer. Se um funcionário
deu uma ideia, ele a repassa para os superiores sem dar os créditos", diz. Para a mestre em administração
Daniela do Lago, professora de cursos de MBA da FGV (Fundação
Getúlio Vargas), o bom chefe é
aquele que faz todos avançarem.
"Ele precisa entender que sua função é cooperar",
afirma. Para lidar com o chefe competidor, segundo Daniela, a melhor maneira é se mostrar parceiro dele. Dessa forma, ele tende a se sentir menos ameaçado.
O indeciso
Ele passa uma tarefa diferente a cada dez minutos
e tudo é
prioridade. De acordo com Daniela do Lago, isso é comum entre chefes que, por medo ou insegurança, não sabem dizer "não" a seus superiores. "Ele repassa o problema para seus
subordinados", diz. Para Renata Magliocca, nesse caso, o chefe deixa de
exercer sua principal função: dizer à equipe o que é importante.
Para lidar com o indeciso, exercite a paciência. Como você não pode mudá-lo, a saída é
ser organizado e ter argumentos para negociar prazos. Para
Daniela, se você
souber quanto tempo leva para desempenhar cada tarefa,
poderá
dizer isso ao chefe e fazer com que ele diga o que é prioridade. "Provavelmente, ele já esqueceu
que lhe pediu outras tarefas. Se você não
souber negar e negociar prazos, é
o seu trabalho que ficará comprometido", afirma.
O controlador
Você
mal começou a
executar a tarefa que lhe foi pedida e ele já vem
perguntar sobre o andamento do trabalho. De tempos em tempos, mesmo longe do
prazo de entrega, ele o interrompe para perguntar o que você está
fazendo. E, em uma reunião com
os superiores, faz questão de sempre estar presente. Chefes ansiosos e controladores desmotivam
a equipe, segundo a professora Ana Cristina. "Esse comportamento revela
despreparo e imaturidade. É
alguém que não tem noção de liderança", afirma. Daniela do Lago diz que para lidar com a cobrança excessiva, o segredo é
conversar. "Pergunte quantos dias antes ele gostaria
de checar o andamento do trabalho. Isso o deixará mais
tranquilo e evitará
cobranças o tempo todo", diz.
O ausente
Você
quase não o vê, não
sabe o que ele espera e ele mal sabe qual é a
sua função na empresa. Algo pode ser mais desmotivador do que isso? "É melhor um chefe chato, que pega no pé, a
um chefe ausente", diz a professora Ana Cristina Limongi-França. Para a mestre em administração Daniela do Lago,
gestor deve estar sempre presente. "Ele precisa dar boas condições para que as pessoas trabalhem bem", afirma. Para lidar com este
tipo de gestor, segundo ela, a solução é bater
à porta dele, pedir um retorno sobre
seu desempenho e perguntar se há
algo a mais que você possa executar. Isso
deverá
fazer com que ele tenha mais atenção
com a equipe.
O crítico
Ele veta qualquer inovação,
acha que tudo sempre dará
errado e desmerece o que é diferente
do que ele pensou. "Isso desmotiva. Ele deve considerar o que time tem a
dizer", diz Daniela do Lago. Segundo Renata Magliocca, o chefe pode agir
dessa forma por ter medo de correr riscos ou por ser pessimista. "Ser
avesso a inovações é
um problema. Cada vez mais as empresas querem alguém capaz de trazer novidades", afirma. Para contornar a situação, tenha paciência. Defenda suas ideias e
pergunte o que ele acha que pode dar errado. Há,
também, casos em que o chefe critica a equipe a ponto de falar mal dela para
seus superiores. É
o tipo que leva as glórias
pelos acertos do time, mas culpa os funcionários
por todos os erros. "A função do líder é corrigir e buscar a
excelência. Se a equipe foi incompetente,
a culpa é
do chefe. Foi ele quem os escolheu", diz Daniela.
"Pontuar e celebrar os acertos também é importante.
Não se pode agir como se a equipe não tivesse feito mais do
que a obrigação".
O insensível
Você
está
passando por uma enorme crise na vida pessoal e o chefe
nem se esforça para compreender por que sua produtividade está prejudicada. Esse é o tipo de gestor que, por mais grave que seja o motivo, não vai deixá-lo sair um pouco mais cedo para resolver um problema. "O líder tem de ponderar. Um funcionário pode estar passando
por um momento pessoal ruim, como um divórcio, por exemplo, e
isso refletirá
na produtividade", afirma a professora da FGV Daniela
do Lago. Nesse caso, resta conversar com o chefe, explicar toda a situação e torcer para que ele tenha um pouco de bom senso
O mal-educado
Quando o chefe dá ordens
e distribui tarefas com grosseria, ironia ou menosprezo, não há quem tenha motivação para trabalhar. "Ele acaba afastando o time dele. As pessoas
passam a ter medo de compartilhar qualquer coisa", afirma Renata
Magliocca. Para Ana Cristina Limongi-França, esse é
um comportamento de chefes despreparados (e mal-educados,
claro). "Ele pode ter sido instruído para agir assim ou
repetir o que observou em seus próprios líderes. É perigoso, pois pode
chegar a ser assédio moral", diz. Para lidar com ele, segundo Daniela do Lago,
mostre que você
se sente desrespeitado. "Pergunte se é possível que ele não fale com você
dessa forma. Se ele se recusar a mudar, você tem duas opções: aceitar a situação ou começar a buscar outro emprego", diz. Denunciar o abuso do chefe no RH
também é
uma alternativa. Se a empresa for séria, investigará o
caso sem que você
perca seu emprego.
Fonte:http://mulher.uol.com.br/comportamento/noticias/redacao/2015/04/08/conheca-os-sete-tipos-de-chefe-que-mais-desmotivam-os-funcionarios.htm
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